CACHOEIRA DO FORMIGA

Cachoeira do Formiga

O nome é por causa do rio Formiga. É uma queda pequena que forma um poço grande de águas em tons esverdeados que lembram esmeralda. A água é muito transparente e mesmo no lugar mais profundo pode-se ver a areia calcárea branca e fina. Ao redor dessa piscina natural, a vegetação é exuberante e lembra a mata atlântica, com palmeiras, samambaias e muitas árvores com bichos pulando pra lá e pra cá. Como outros encantos do Jalapão, fica em propriedade particular e paga-se pela visita. Também é permitido acampar e nesse caso, é necessário levar provisões e cumprir a exigência  – válida para todo o Parque Estadual do Jalapão – de não deixar qualquer espécie de lixo.

Como chegar: saindo de Mateiros, pela rodovia BR-225 em direção a São Félix, são 36 km por estrada de chão.

A cachoeira da Formiga é, sem sombras de dúvidas, um dos locais mais belos do Jalapão do Tocantins! E cá prá nós, para
fazer essa afirmação dentre tantos maravilhosos locais de tirar o fôlego é no mínimo de se esperar uma paisagem reveladora inesquecível, e é isso mesmo! A 35 km do centro de Mateiros, essa fenomenal atração do Jalapão do Tocantins
consegue facilmente ficar entre as primeiras posições do ranking por vários motivos, dentre eles podemos listar vários:

Temperatura da água: Diante de um sol de 35 graus celsius, as águas da cachoeira da Formiga ficam em uma temperatura muito agradável, não tão gelada mas super fresquinha, tornando essa experiência ainda mais agradável no Jalapão!

Águas cristalinas tom verde – esmeralda: Prepare – se para mergulhar em águas cristalinas que refletem o tom verde – esmeralda, proporcionando uma visão clara de seus pés pisando sobre a areia no fundo!

A preferida dos viajantes: 9 entre 10 pessoas que viajam para o Jalapão escolhem a cachoeira da Formiga como a preferida de todo o roteiro!

× Como posso te ajudar?