fbpx

JALAPÃO

Depoimentos

Foi uma experiencia fantástica ,lugar maravilhoso hospedagem nota dez,assim que possível irei fazer um novo tour para conhecer mais lugares.

 tpg i
tpg i

Conforto Garantido Melhores Frotas.

Transporte em carro 4×4, translado, guia de turismo especializado , hospedagem, refeição completa(café da manhã, almoço e jantar), serviço de bordo(com frutas, água e suco), taxa de visitação nos atrativos, seguro de viagem, máscara de mergulho e câmera GoPro.

Destinos – Pontos Turísticos.

Somos uma empresa especializada em Ecoturismo e Aventura atuando no Parque Estadual do Jalapão, oferecemos os seguintes serviços: Ecoturismo, Aventura, Esportes Radicais, Excursões, Turismo Cultural, locação de veículos 4×4 e guia de turismo.

Agência de Turismo Jalapão Titans

Somos uma agência especializada em ecoturismo no Jalapão do Tocantins. Realizamos expedições com tudo o que há de melhor nos quesitos conforto e segurança, para que você e sua família possam desfrutar e viver momentos inesquecíveis no deslumbrante e magnífico paraíso que é o Jalapão do Tocantins.

Roteiro Expedição de 6 dias e 5 noites no Jalapão do Tocantins com a agência Jalapão Titans

Confira abaixo cada detalhe do roteiro completo de nossa emocionante Expedição para explorar o Jalapão do Tocantins com quem entende do assunto!

Desembarquei no Aeroporto em Palmas – TO, e agora?

Nossa carismática e devidamente identificada equipe dará a você e seus acompanhantes uma entusiasmada recepção de boas – vindas em um veículo de Luxo 4×4 para se deslocarem para os primeiros destinos localizados no santuário ecológico, palavra que melhor descreve a cidade de Taquaruçu:

Senhoras e senhores, com 70 metros de queda d’água e contemplada por aventureiros do mundo inteiro, a Cachoeira da Roncadeira recebeu esse nome devido ao barulho que a água fazia ao bater nas pedras, que lembrava uma Roncadeira.

Entretanto, antes de contemplar esta preciosa jóia do Jalapão do Tocantins, faremos uma parada estratégica na Cachoeira Escorrega Macaco, que proporciona 50 metros de queda d’água com uma vista transcendental:

Para aqueles que sabem apreciar aquela culinária local exótica e diferenciada, pequi e óleo de leite de babaçu são algumas das opções que certamente encantarão o paladar até dos degustadores mais experientes (o Festival Gastronômico de Taquaruçu é visitado anualmente por turistas do mundo inteiro):

Após a uma digníssima refeição, visitaremos a Cachoeira do Evilson, que leva o nome de seu gentil e hospitaleiro Evilson por ser o responsável pela preservação desta fabulosa paisagem no Jalapão do Tocantins:

Para finalizar o primeiro dia de nossa magnífica Expedição, chegaremos por volta das 14:00 na cidade de Ponte Alta do Tocantins. Cercado de belezas naturais que certamente prometem suspiros de contemplação, o Canyon do Sussuapara é um lugar mágico que proporciona um espectro de cores vibrantes entre as samambaias, musgos e vegetações típicas da savana:

Ainda na cidade de Ponte Alta do Tocantins, teremos um merecido descanso nas confortáveis acomodações da Pousada Águas do Jalapão:

2ºDIA
#PARTIU para a cidade de Pindorama

A belíssima cidade de Pindorama abriga um verdadeiro oásis em meio ao cerrado. Possui uma área de 1.559,086 km² de áreas protegidas ambientalmente por diversos órgãos federais, estaduais e municipais. Tantos esforços de preservação resultam em um ambiente altamente cobiçado por aventureiros e turistas por apresentar um cenário inimaginável nas mentes humanas:

A Lagoa do Japonês permite viver momentos de apreciação das formações rochosas esculpidas pelo tempo e perfeitamente integradas à vegetação. Grutas, passagens subterrâneas em meio a águas cristalinas com certeza deixarão registros inesquecíveis na memória dos visitantes.

Para finalizar com chave de ouro o 2º dia de nossa expedição, contemplaremos o espetáculo de cores que o crepúsculo visto da Pedra Furada do Jalapão pode proporcionar:

Ufa! Agora é hora de repouso sob os sons da mata com direito a piscina:

3ºDIA
Para este emocionante dia de aventura, nada começar o dia na pousada Águas do Jalapão degustando esse maravilhoso café da manhã:

Após a uma visita na fazenda do antigo narcotraficante internacionalmente conhecido Pablo Escobar, que apesar de seu passado macabro teve grande importância na geografia local da época:

As emoções não param por aí. Agora é hora de silenciar para ouvir a voz das águas que jorram de 15 metros de profundidade por 100 metros de largura na Cachoeira da Velha:

Após um almoço saudável com lanches naturais e frutas, partiremos para a Prainha do Rio Novo:

A Prainha do Rio Novo é estrategicamente indispensável para se conhecer no roteiro por estar bem próxima a Cachoeira da Velha:

Não visitaremos somente por estar situado entre as proximidades e sim por sua fabulosa paisagem e águas cristalinas, o Rio Novo é considerado um dos maiores rios de água potável do mundo. Além do mais, é possível nadar entre os peixes e visualizá-los com ou sem a ajuda de máscaras de mergulho. É isso mesmo, a qualidade de água proporciona alta transparência para analisar com clareza as profundidades:

Dentre os destinos mais importantes do Jalapão do Tocantins, famoso por suas gigantescas Dunas de Areira, a Serra do Espírito Santo do Jalapão abriga este belíssimo cartão postal da cidade:

O espetáculo de cores que o crepúsculo visto das Dunas pode proporcionar é simplesmente fantástico:

Lembrando que também há a opção de ver a alvorada (nascer do sol) no alto da serra, porém para essa subida é necessário desembolsar um valor a parte.
4º dia
Oba! Para iniciar as atividades do dia em nosso 4º dia de expedição no Jalapão do Tocantins com a Jalapão Titans, vamos contemplar agora os Fervedouros.

Afinal, o que são os Fervedouros?

Delicie-se na experiência de flutuar sob 18 metros de profundidade nas cristalinas águas dos Fervedouros Jalapoenses! Os Fervedouros do Jalapão são um encontro de nascentes das águas dos lençóis freáticos do Tocantins que se encontram em forma de luxuosas piscinas naturais que proporcionam este maravilhoso fenômeno que se assemelha com a experiência de banhar-se no Mar Morto, em Israel, na qual é impossível afundar. Tudo isso imergido no coração de áreas históricas altamente preservadas e intocadas pelo homem, entre as regiões da Floresta Amazônica, a Caatinga e o Cerrado.
Para começar o 4º dia com o pé direito, vamos ao Fervedouro do Buriti, que leva esse nome devido aos Buritis (plantas semelhantes a palmeiras) que vivem no local. Neste caso, certamente uma imagem diz mais do que mil palavras:

Agora conheceremos o Fervedouro Rio Sono:

Após um almoço a base de sanduíches naturais e frutas, visitaremos o Povoado Quilombola Mumbuca, na qual sua fonte de renda principal é o magnífico artesanato local:

O Fervedouro do Ceiça é um dos pontos turísticos indispensáveis para se conhecer no Jalapão do Tocantins por ser o primeiro fervedouro da região. Zelado pelo próprio Ceiça, conheçam essa maravilha da natureza:

O ministério do turismo alerta: “O destino a seguir causa fortes suspiros de contemplação”, risos a parte, conheça a Cachoeira do Formiga e suas inigualáveis águas azuis:

Após um excelente jantar e check-in em uma das conceituadas pousadas do Jalapão, o 5º dia de nossa expedição promete ser um dia muito refrescante, a começar pelo Fervedouro Encontro dos Rios ou Encontro das Águas, que vale muito a pena conhecer devido ao grande poder de flutuação que a pressão da água que este belo Fervedouro proporciona:

Fervedouro Encontro dos Rios

Localizado entre Mateiros e São Félix do Tocantins, o Fervedouro das Macaúbas é o Fervedouro mais “novo” da região, e encanta pela forte pressão da água:

Partiremos agora para o município de São Félix do Tocantins, que está localizado a 263 km de Palmas, capital do Tocantins. O povoamento do município se iniciou com migrantes nordestinos vindos principalmente do Piauí, Maranhão e Bahia, surgindo como arraial em 1736:

Aspectos históricos a parte, São Félix do Tocantins é mundialmente conhecido por suas belezas naturais, a começar pelo Fervedouro Bela Vista:

Após repor fazer check-in na pousada e apreciar um belo jantar, repousaremos para curtir com disposição o 6º dia de nossa expedição. Após um saboroso café da manhã, ainda na cidade de São Félix do Tocantins visitaremos o Fervedouro Alecrim, cercado por bananeiras e buritis, o local abriga um exótico poço azul esverdeado, no qual a pressão da água e o solo arenoso criam a ilusão de fervura e um ofurô natural:

Após essa maravilhosa experiência, visitaremos a Cachoeira das Araras, que é famosa pelas araras e diversificada fauna que vive na região:

Para finalizar o dia, contemplaremos a Serra da Catedral:

E finalizaremos nossa empolgante expedição, contemplando um maravilhoso crepúsculo (por do sol) visto do Morro Vermelho:

Viajar ao Jalapão do Tocantins com a Jalapão Titans, é realizar um sonho de uma viagem inesquecível com momentos que certamente ficarão eternamente gravados na memória!

parque estadual do Jalapão é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região leste do estado do Tocantins. O território do parque, com uma área de 158 970,95  está distribuído pelos municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins. Criado em 12 de janeiro de 2001, Jalapão é o maior parque estadual do Tocantins. A vegetação no parque é predominantemente a de cerrado ralo e a de campo limpo com veredas.

Sua posição estratégica possui continuidade com a área de proteção ambiental do Jalapão, a estação ecológica Serra Geral do Tocantins e o parque nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.

A região é considerada a principal atração turística do estado do Tocantins, sendo que em 2008 foi gravado um reality show da Rede CBS na região chamado Survivor: Tocantins. Em 2017, serviu de cenário para diversas cenas da novela O Outro Lado do Paraíso da Rede Globo. Uma de suas características é a produção de artesanato de capim dourado e seda de buriti, que se tornou principal fonte de renda para as comunidades locais e tem sido alvo de estudos e ações para garantir seu uso sustentável, ecológica e economicamente.

Jalapão

Difícil de chegar, longe de tudo e quase que exclusivamente acessível para carros 4×4, o Parque Estadual do Jalapão fica no Tocantins, perto das fronteira com a Bahia, Piauí e Maranhão, e é maior que o estado de Sergipe. São 34 mil km² de puro encanto para os amantes de ecoturismo.

Sobre o Parque Estadual do Jalapão

A exploração turística dessa região ainda é recente e portanto as estruturas da área ainda são bem precárias, a começar pela estrada. Para chegar em Mateiros, a cidade que costuma ser a “sede” para os passeios no parque, são 190km de asfalto (entre Palmas e Ponte Alta) e outros 160km de estrada de chão areiosa e esburacada.

estradas jalapão

Também é possível chegar em Mateiros por São Félix – as distâncias são semelhantes, e as estradas são igualmente ruins.

As distancias entre as atrações também são grandes. Em 4 dias eu rodei 1.200km sendo que 800km foram de estrada de chão. Entretanto, ao chegar em cada atração que visitei fiquei sem palavras – impressionada com tamanha beleza natural – tive certeza que toda a viagem valeu a pena.

Antes que minhas palavras te desestimulem a visitar o Jalapão, devido a falta de estrutura, vamos direto para a parte boa – as atrações que eu mais gostei. Vale lembrar que existem muitos outros pontos de interesse na área – por exemplo, são mais de 10 fervedouros abertos para visitação e mais de 100 catalogados!

1.Fervedouros do Jalapão

Os diversos fervedouros são provavelmente as atrações mais famosas do Jalapão. São piscinas naturais de água transparente onde é impossível afundar. A água é doce (ao contrário do mar morto) e o fenômeno acontece devido a ressurgência.

Fervedouro dos Bananais

O primeiro fervedouro a ser explorado turisticamente é o Fervedouro dos Bananais, mais conhecido como Fervedouro do Ceiça. Além de ser o fervedouro mais famoso da região, é o que faz  senti mais pressão da agua e portanto o que causa a sensação de flutuação mais forte!

Fervedouro Bela Vista

Já o fervedouro Bela Vista, é o mais recente, e chama a atenção por ser mais amplo e ter mais estrutura. Além do deck na entrada da piscina natural, também é possível nadar no rio que esta próximo ao fervedouro.

Dunas

As Dunas provavelmente são o cenário que a maioria das pessoas imagina ao pensar no Jalapão, entretanto, não se engane – esse não é o cenário de todo o parque e sim um lugar específico, normalmente visitado no pôr do sol.

Cachoeira da Formiga

Imagine uma cachoeira de agua azul clara e agua quente – essa é a Cachoeira da Formiga. A água é uma delicia, quentinha, além de linda! O único problema é que depois de visitar a Cachoeira da Formiga, nenhuma outra cachoeira no mundo será suficientemente impressionante!

Serra do Espírito Santo

A Serra do Espírito Santo é vista durante grande parte do percurso dentro do Parque Estadual do Jalapão. Existe uma trilha que leva ao topo da serra e o melhor momento para fazê-lá é antes do sol nascer, para assistir o nascer do sol lá de cima!

Cachoeira da Velha

A Cachoeira da Velha é apenas para contemplação – não é possível entrar na agua aqui por causa da força da água. Entretanto, é possível descer a cachoeira fazendo rafting e entrar na água da prainha que é a água que vem da cachoeira da Velha.

piscina natural cachoeira velha jalapão

Pedra Furada

A Pedra Furada fica mais perto de Ponte Alta do que de Mateiros e é mais um lugar com uma vista incrível e perfeito para assistir o pôr do sol.

pôr do sol pedra furada jalapão

× WhatsApp Reservas & Orçamento